Há muitas causas subjacentes aos Distúrbios Respiratórios do Sono. As mais comuns são respiração bucal crônica, tônus inadequado da musculatura das vias aéreas superiores, obesidade e desenvolvimento deficiente dos maxilares.
Vemos assim que uma abordagem interdisciplinar é essencial à prevenção e ao tratamento das condições que predispõem ao desenvolvimento dos DRS.
À luz do conhecimento científico atual, inúmeros profissionais e acadêmicos de todo o mundo vêm despertando a atenção da comunidade para a intervenção precoce com o objetivo de proporcionar as melhores condições de crescimento e desenvolvimento craniofaciais.
Nesse contexto, a Odontologia Miofuncional apresenta-se como uma filosofia de tratamento que atua na reeducação da musculatura facial e mastigatória, corrigindo maus hábitos miofuncionais como respiração bucal, deglutição atípica e posicionamento incorreto da língua. Assim, auxilia o crescimento e o desenvolvimento correto das estruturas do complexo cranio-cervico-mandibular e favorece o alinhamento dentário em pacientes de todas as idades.
Dessa forma, a Odontologia Miofuncional desponta como uma promissora estratégia de prevenção e tratamento dos Distúrbios Respiratórios do Sono, justamente porque trata as principais causas destas condições – deficiências no crescimento craniofacial e desequilíbrios na musculatura da orofaringe.
Ao invés de se concentrar apenas no alívio dos sintomas dos DRS, a Odontologia Miofuncional visa tratar a boca, as vias aéreas superiores e a disfunção neuromuscular que são as causas fundamentais dos DRS. Aparelhos intra-orais miofuncionais promovem o posicionamento correto da mandíbula, corrigindo a posição da língua (o que dilata as vias aéreas) e favorecendo o fluxo de ar exclusivo pelo nariz.
O princípio do tratamento odontológico miofuncional é capacitar o paciente a desenvolver a função respiratória, mastigatória e de deglutição de forma equilibrada e autônoma. Essa reeducação postural é alcançada combinando o uso dos dispositivos orais miofuncionais com atividades de treinamento da musculatura.
Dentistas estão em uma posição privilegiada para reconhecer os sinais precoces de alterações que indicam a presença dos DRS e, por isso, precisam estar capacitados para realizar o diagnóstico e integrar uma equipe de atenção interdisciplinar à saúde do sono.
Por Dr. Paulo Soares – Cirurgião-Dentista
Especialista em Ortodontia e Ortopedia Facial
Certificado pela Myofunctional Research Co.
Co-Fundador e Diretor Técnico-Científico da OdontoBrain
A Biologix oferece uma plataforma online que permite que profissionais de saúde ofereçam a seus pacientes um exame de apneia do sono simplificado e de baixo custo. A solução é baseada em sensores vestíveis, aplicativos e computação na nuvem.
É de extrema importância o diagnóstico da Apneia Obstrutiva do Sono (AOS) utilizando a polissonografia como método. Uma opção é o Exame do Sono Biologix, uma polissonografia tipo IV, um exame para se fazer em casa, simples, prático e eficaz, sem a necessidade de dormir em um laboratório do sono.
Saiba mais sobre a nossa solução aqui.
[lcg ebookimage=’https://www.biologix.com.br/wp-content/uploads/2020/09/ebook_entenda-como-a-odontologia-miofuncional-atua-na-prevenccca7acc83o-e-tratamento-dos-drs.jpg’ ebookurl=’https://www.biologix.com.br/wp-content/uploads/2020/09/ebook_entenda-como-a-odontologia-miofuncional-atua-na-prevenccca7acc83o-e-tratamento-dos-drs.pdf’]