A terceira e última pergunta elaborada pela American Academy of Dental Sleep Medicine e publicada em artigo especial do Journal of Dental Sleep Medicine (JDSM) é:
QUAIS AS QUESTÕES MAIS DIFÍCEIS DE SE DISCUTIR COM OS PACIENTES? COMO VOCÊ ABORDA ESSES TÓPICOS?
Um dos ítens elencados foi a adesão. É imprescindível a colaboração do doente em utilizar o Aparelho Intraoral (AIO) todas as noites (ou dias, se o mesmo for trabalhador de turno) para obter o efeito terapêutico. Fazer analogia com o óculos, que só funciona quando em posição, pode ajudar na compreensão.
Outro tópico destacado pelo grupo de colegas selecionados pelo JDSM foi o controle de peso. O sobrepeso/obesidade são, reconhecidamente, facilitadores e potencializadores da Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS). Mas a abordagem deve salientar os benefícios que a perda de peso irá proporcionar, seja no sono como na saúde geral.
A utilização da oximetria, um dos métodos mais práticos e confiáveis de avaliar o risco da SAOS, é também uma boa pedida. Mostrar a melhora da saturação em exame realizado no ambiente do próprio paciente, sem fios ou cintas, e com laudo emitido por médico habilitado, gera uma confiança extra, estimulando-o a aderir ainda mais ao tratamento.
Por fim, enfatizar o amplo benefício do AIO, a importância do retorno periódico (seja para checar se o tratamento se mantém adequado como para observância e intervenção em possíveis efeitos deletérios) contribuirão para um binômio “ganha-ganha”, essencial em qualquer terapia.
Perspectives on communicating with patients.
Special Article 1.
J Dent Sleep Med. 2021;8(1).
Por Dr. Walter Silva Júnior
Dentista do Sono certificado pela American Board of Dental Sleep Medicine
Doutor em Sono pelo HRAC USP/Bauru
Site: http://www.institutowaltersilva.com.br/
Instagram: @walter_silva_odontologiadosono
A Biologix oferece uma plataforma online que permite que profissionais de saúde ofereçam a seus pacientes um exame de apneia do sono simplificado e de baixo custo. A solução é baseada em sensores vestíveis, aplicativos e computação na nuvem.
É de extrema importância o diagnóstico da Apneia Obstrutiva do Sono (AOS) utilizando a polissonografia como método. Uma opção é o Exame do Sono Biologix, uma polissonografia tipo IV, um exame para se fazer em casa, simples, prático e eficaz, sem a necessidade de dormir em um laboratório do sono.
Saiba mais sobre a nossa solução aqui.
[lcg ebookimage=’https://www.biologix.com.br/wp-content/uploads/2021/02/20210219_mockup.png’ ebookurl=’https://www.biologix.com.br/wp-content/uploads/2021/02/ebook_questoes-essenciais-odontologia-do-sono-topicos-discutidos-com-o-paciente.pdf’]