Por Dr. Diógenes Freire
A hipoglicemia é caracterizada por um nível anormalmente baixo de glicose no sangue, geralmente abaixo de 70 mg/dl e sem sintomas perceptíveis, podendo ocorrer durante o sono de um indivíduo e mesmo assim ele não acordar
Essa hipoglicemia pode ser consequência de:
- Efeitos colaterais dos medicamentos administrados para tratamento do diabetes;
- Longas horas de jejum;
- Exercícios físicos intensos sem dieta adequada;
- Ingestão de bebidas alcóolicas.
Não tratada, a hipoglicemia tem consequências graves e pode até matar!
Mas qual a relação da apneia do sono com a hipoglicemia? Leia até o fim para saber!
Apneia obstrutiva do sono (AOS) é uma parada respiratória provocada pelo estreitamento das paredes da faringe. O distúrbio ocorre, principalmente, enquanto a pessoa está dormindo e roncando. Durante as crises, ela para de roncar por causa do bloqueio da passagem de ar pela faringe. A repetição dos episódios de apneia tem como consequência a menor oxigenação do sangue, o que pode redundar em danos ao organismo.
Uma condição anatômico-respiratória, a apneia do sono encaixa-se tanto entre as causas quanto entre as consequências do diabetes. O paciente apresenta roncos noturnos pela obstrução da via aérea durante o sono. Um indivíduo cansado, muitas vezes, apresenta menor zelo com sua saúde, que inclui o tratamento de sua doença. Ao mesmo tempo, a nível hormonal, a apneia do sono faz com que hormônios associados ao aumento da resistência das células à insulina sejam liberados no organismo.
O paciente que necessita utilizar insulina em seu tratamento para diabetes, pode sofrer de hipoglicemia na madrugada.
Ao contrário da hipoglicemia que ocorre enquanto o indivíduo está acordado, a hipoglicemia da madrugada tende a ter poucos sintomas, sendo mais perigosa, pois a pessoa pode não perceber e ela durar mais tempo ou ocorrer uma hipoglicemia grave, inclusive levando a consequências mais severas.
Um erro na dose da medicação, até pelo desconhecimento de uma situação como a apneia do sono que pode estar a ocorrer de forma concomitante, ou uma alimentação inadequada podem deixar o organismo do diabético confuso e causar uma queda brusca na glicose, situação que é dedurada por sinais como suor, frio e/ou tremor e confirmada com a monitorização glicêmica capilar ou com o sistema de monitorização contínua da glicose (CGMS).
Em geral, a falta de uma boa noite de sono pode causar problemas de saúde e causar diversas doenças como obesidade, que é fator de risco para a apneia do sono, e diabetes tipo 2 (apneia do sono e diabetes frequentemente coexistem), diminuir a expectativa de vida e influenciar no bem-estar diário.
Por esse motivo é muito importante que o médico realize entrevista clínica detalhada e considere a oximetria noturna de alta resolução para um diagnóstico mais acertado, identificando uma possível apneia do sono e assim trabalhando em um melhor plano de tratamento para o paciente.
Por Dr. Diógenes Freire – Médico
CRM 4231-SE
Instagram:@drdiogenesfreire
Site http://drdiogenesfreire.com/
A Biologix oferece uma plataforma online que permite que profissionais de saúde ofereçam a seus pacientes um exame de apneia do sono simplificado e de baixo custo. A solução é baseada em sensores vestíveis, aplicativos e computação na nuvem.
É de extrema importância o diagnóstico da Apneia Obstrutiva do Sono (AOS) utilizando a polissonografia como método. Uma opção é o Exame do Sono Biologix, uma polissonografia tipo IV, um exame para se fazer em casa, simples, prático e eficaz, sem a necessidade de dormir em um laboratório do sono.
Saiba mais sobre a nossa solução aqui.
[lcg ebookimage=’https://www.biologix.com.br/wp-content/uploads/2021/04/livro-mockup.png’ ebookurl=’https://www.biologix.com.br/wp-content/uploads/2021/04/ebook_apneia-do-sono-e-hipoglicemia-na-madrugada.pdf’]