O sono reparador é essencial ao bem-estar. Muitas doenças podem ter sua origem ou agravamento devido aos diversos distúrbios do sono existentes. Um dos mais prevalentes é a Sleep Apnea: Obstructive Sleep Apnea Syndrome (OSAS): caracterizada por paradas respiratórias que acontecem diversas vezes durante o sono.
Segundo trabalho realizado pelo grupo do Instituto do Sono de São Paulo em 2010, cerca de 1/3 da população avaliada apresentava AOS. Outro estudo publicado em 2019 mostrou que o Brasil possui por volta de 49 milhões de apneicos. Apesar da alta prevalência, a AOS é pouco diagnosticada (somente entre 10-15% dos portadores).
O cirurgião-dentista é um dos profissionais da saúde que mais tempo passa com o paciente. A maior parte dos tratamentos odontológicos demanda várias sessões, além de retornos regulares. Assim, inserir na anamnese questões sobre o sono ajudarão a desvendar possíveis doentes.
Com o desenvolvimento dos oxímetros do sono, essa tarefa se tornou mais fácil e precisa. O exame contempla a saturação de oxigênio e frequência cardíaca do indivíduo durante o sono; casos de queda na concentração são sugestivos da presença da AOS.
Essa ferramenta, aliada aos questionários específicos, identificará pacientes que serão encaminhados para o tratamento, prevenindo uma miríade de doenças ocasionadas pela AOS.
E por falar em tratamento, a Odontologia contribui com vários deles. Desde o nascimento, a Odontopediatria orienta a amamentação: é o primeiro ato preventivo. Por meio do estímulo gerado pela sucção, o bebê também é induzido a respirar pelo nariz contribuindo ao adequado desenvolvimento facial. Um pouco mais à frente, a Ortodontia, por meio dos aparelhos ortopédicos/ortodônticos, atua modificando e/ou estimulando o padrão esquelético da criança/adolescente, o que auxilia no tamanho do espaço aéreo superior. Na fase adulta, a Odontologia do Sono trata a AOS através dos aparelhos intraorais, dispositivos usados durante o sono que permitem a passagem do ar sem interrupções. E tem ainda, para casos mais graves, a Cirurgia Ortognática. Esse procedimento, executado pelo cirurgião bucomaxilofacial, realiza avanço bimaxilar beneficiando a passagem respiratória.
Existem ainda outros tratamentos para a AOS como o CPAP, estimulação do nervo hipoglosso, fonoterapia, acupuntura, etc. O dentista que trabalha na área do sono deve conhecer as várias modalidades para melhor conduzir cada caso. A abordagem da AOS deve ser sempre multi-profissional. Essa equipe é formada por dentistas, médicos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos, dentre outros.
O tratamento feito com aparelhos intraorais deve ser manejado por dentista capacitado, ou seja, que tenha uma formação específica nesse campo.
Por fim, a AOS é uma doença com enorme impacto na saúde, aumentando os riscos de infarto, arritmia, fibrilação, acidentes vasculocerebrais, depressão, disfunção erétil acidentes de trabalho e de trânsito. Diagnosticar precocemente é essencial para o início do tratamento e redução das inúmeras comorbidades acima citadas.
By Dr. Walter Silva Júnior – Cirurgião-dentista
Sleep dentist certified by the American Board of Dental Sleep Medicine (ABDSM).
Ph.D. in Sleep Medicine at the Hospital for Rehabilitation of Craniofacial Anomalies/University of São Paulo – Bauru, São Paulo.
Biologix offers an online platform that allows healthcare practitioners to provide their patients with a simplified and low-cost exam for sleep apnea. The Biologix solution is based on portable sensors, apps, and cloud computing.
The diagnosis of obstructive sleep apnea is extremely important. It can be carried out through polysomnography or the Biologix Sleep Test® , a type IV polysomnography. This test can be performed at home, is simple, practical, effective, and does not require spending the night at a sleep lab.
Learn more about the Biologix solution here!
[lcg ebookimage=’https://www.biologix.com.br/wp-content/uploads/2020/08/b2b1_odonto.jpg’ ebookurl=’https://www.biologix.com.br/wp-content/uploads/2020/08/ebook_a-importancia-da-odontologia-no-tratamento-da-apneia-obstrutiva-do-sono.pdf’]