A apneia do sono e sarcopenia são comuns entre adultos mais velhos, principalmente após os 50 anos, período em que decorre um declínio de várias funções metabólicas e hormonais importantes tanto para o aparecimento da sarcopenia como dos distúrbios do sono. Ambas aumentam com a idade e podem levar a diminuição de atividade física, além de resultar em eventos adversos para a saúde semelhantes como deficiências funcionais, má qualidade de vida e morte.
A sarcopenia é caracterizada pela perda progressiva da massa, força e/ou função muscular. A apneia do sono, por sua vez, é caracterizada pela oclusão repetitiva, total ou parcial da via aérea superior durante o sono. Observa-se manutenção do esforço respiratório apesar do colapso da faringe.
Estudos da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG) apontam que, em geral, a sarcopenia atinge 15,4% da população geral de idosos de até 79 anos. Já nos indivíduos com mais de 80 anos, a incidência de desenvolvimento da doença é de 46%.
Segundo R.Pacheco (2018), as possíveis explicações fisiopatológicas para a ligação entre sono e sarcopenia permeiam fatores neuroendócrinos e inflamatórios, hábitos nutricionais desfavoráveis e baixa atividade física. Tendo o sono papel no metabolismo das proteínas musculares, é plausível haver causalidade direta nessa relação. Fatores como: reduções na duração e qualidade do sono; insônia, apneia do sono e outros distúrbios do sono; e modificação do ritmo circadiano idade-dependente acarretam consequências como: maior proteólise, redução da integridade neuromuscular, modificação da composição corporal e resistência à insulina, e aumento do processo inflamatório. Todos esses são fatores associados à sarcopenia.
Dentre as estratégias de tratamento estão a adequação proteico calórica, suplementação alimentar, exercício físico, sendo que prática de exercícios de resistência ainda é uma intervenção mais efetiva para aumentar a massa e força muscular em idosos. É importante ressaltar que a qualidade do sono é primordial para a qualidade do treino e para a recuperação muscular.
J.Edge (2010) mostrou que a privação do sono condiciona um efeito negativo na intensidade de execução de alguns exercícios. A privação do sono atrasa a reposição de glicogênio no músculo esquelético e pode ser o responsável pelo declínio na performance no dia seguinte. Ou seja, a redução do glicogénio muscular e a tensão psicológica antes do exercício pode resultar numa diminuição do recrutamento voluntário do músculo e ser responsável pela diminuição da performance denotada após privação do sono.
A privação do sono tem um efeito negativo, seja na recuperação da força muscular ou na velocidade de execução de determinados exercícios. Mostrou também que a privação do sono condiciona um efeito negativo na intensidade de execução de alguns exercícios.
Vgontzas et al. (2004) afirmaram que a restrição do sono tem um efeito negativo nas funções neuroendócrinas e imunológicas. Alguns processos metabólicos e imunológicos ocorrem durante determinadas fases do sono, portanto, existe uma relação entre a recuperação fisiológica durante o sono e a capacidade de o indivíduo treinar com a sua maior dedicação.
Portanto, o screening de apneia deve fazer parte da avaliação em pacientes com sarcopenia, sendo a oximetria noturna de alta resolução uma excelente opção, por ser uma ferramenta prática para esse grupo de pacientes.
By Dr. Diógenes Freire – Physician
CRM 4231-SE
Instagram:@drdiogenesfreire
Website: http://drdiogenesfreire.com/
Biologix offers an online platform that allows healthcare practitioners to provide their patients with a simplified and low-cost exam for sleep apnea. The Biologix solution is based on portable sensors, apps, and cloud computing.
The diagnosis of obstructive sleep apnea is extremely important. It can be carried out through polysomnography or the Biologix Sleep Test® , a type IV polysomnography. This test can be performed at home, is simple, practical, effective, and does not require spending the night at a sleep lab.
Learn more about the Biologix solution here!
[lcg ebookimage=’https://www.biologix.com.br/wp-content/uploads/2020/10/ebook_sarcopenia-e-apneia-do-sono-002.jpg’ ebookurl=’https://www.biologix.com.br/wp-content/uploads/2020/10/ebook_sarcopenia-e-apneia-do-sono.pdf’]