O hipotireoidismo é a doença mais comum da tireoide e a associação entre hipotireoidismo e a SAOS é continuamente investigada, por ser um problema comum na prática médica diária. Pacientes com hipotireoidismo apresentam obstrução importante das vias respiratórias superiores e episódios repetitivos de apneia do sono.
Perda de energia, sonolência, fadiga, estado depressivo, diminuição da libido, roncos e dificuldade de concentração são os problemas primários apresentados por pacientes com hipotireoidismo.
Vários mecanismos têm sido propostos para explicar como o hipotireoidismo pode causar apneia durante o sono. A dificuldade da contração e do relaxamento muscular, a perda das estriações normais e a separação das fibras musculares pelos depósitos mucinosos podem afetar a atividade dos músculos dilatadores das vias respiratórias superiores durante o sono. Estudos epidemiológicos constataram que a SAOS ou os distúrbios respiratórios relacionados ao sono podem ocorrer em 25-100% dos pacientes com hipotireoidismo.
Pacientes com diagnóstico de apneia primária do sono, quando não submetidos às análises da função tireiodiana, são subdiagnosticados e tratados inapropriadamente como portadores de SAOS em decorrência da não detecção do hipotireoidismo. Esses mesmos pacientes têm uma “melhora temporária” dos sintomas, com os tratamentos preconizados para a SAOS, com inevitável falência desses tratamentos a longo-prazo. Essa “melhora temporária” pode ser evitada se o diagnóstico de hipotireoidismo não for adiado pelo profissional.
Portanto, além de avaliação clínica e função tiroidiana o screening de apneia deve fazer parte da avaliação de pacientes com hipotireoidismo sendo a oximetria noturna de alta resolução uma excelente opção.
Por Dr. Diógenes Freire – Médico
CRM 4231-SE
Instagram:@drdiogenesfreire
Site http://drdiogenesfreire.com/
A Biologix oferece uma plataforma online que permite que profissionais de saúde ofereçam a seus pacientes um exame de apneia do sono simplificado e de baixo custo. A solução é baseada em sensores vestíveis, aplicativos e computação na nuvem.
É de extrema importância o diagnóstico da Apneia Obstrutiva do Sono (AOS) utilizando a polissonografia como método. Uma opção é o Exame do Sono Biologix, uma polissonografia tipo IV, um exame para se fazer em casa, simples, prático e eficaz, sem a necessidade de dormir em um laboratório do sono.
Saiba mais sobre a nossa solução aqui.
[lcg ebookimage=’https://www.biologix.com.br/wp-content/uploads/2021/01/capa_apneia-do-sono-e-hipotireoidismo.jpg’ ebookurl=’https://www.biologix.com.br/wp-content/uploads/2021/01/ebook_apneia-do-sono-hipotireoidismo.pdf’]