O Journal of Dental Sleep Medicine (JDSM), revista oficial da American Academy of Dental Sleep Medicine (AADSM) fez 3 perguntas aos mais de 3.000 dentistas associados. Foram selecionadas as respostas de 5 associados por critérios do JDSM que abrangem participação em eventos, tempo de atuação clínica, titulação, dentre outros. Tive a honra de ter sido escolhido a contribuir com o paper.
A postagem de hoje traz um resumo sobre a primeira questão essencial em odontologia do sono.
Como você discute a triagem para a Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS) com seus pacientes?
A prevalência da SAOS é gigantesca em todo o mundo. No Brasil, por exemplo, há mais apneicos (32.8%) * que hipertensos (24.5%) e diabéticos (7.4%)**, doenças sempre evidenciadas, altamente diagnosticadas e muito presentes em indivíduos com SAOS. Mesmo assim, os pacientes são pouco investigados em relação ao sono. O diagnóstico obtido por polissonografia é o recomendado. Porém há poucos centros especializados no país e seu custo é elevado. A oximetria digital é excelente ferramenta de triagem, identificação e diagnóstico (para casos selecionados).
As respostas apontaram para interessantes dicas. Avaliar a presença de comorbidades, como as acima descritas, já acende a luz para uma avaliação do sono. Presença de bruxismo, dor orofacial, dor de cabeça matinal, noctúria, doença do refluxo, além do ronco e paradas respiratórias relatadas por quem dorme ao lado se tornam indicativos da presença de eventos obstrutivos. Com esses dados, uma ampla explanação é feita aos pacientes mostrando ser relevante uma análise mais aprofundada.
Em minha abordagem destaquei que aplico questionários específicos para todos os pacientes. Esses documentos são preenchidos antes de entrar para a consulta. Durante a avaliação, pergunto se acorda descansado após uma noite normal de sono ou se já disseram que ronca. Reúno o escore dos questionários com as respostas dessas 2 questões e, se houver indícios, sugiro uma oximetria. O diagnóstico é então complementado por uma polissonografia tipo 1 ou 3, a depender do perfil de propensão à doença.
O “tato psicológico” é também muito importante. Forçar o paciente a realizar o exame, fazer ameaças ou cobranças podem espantar o suspeito. Por outro lado, mostrar preocupação com sua saúde, descrever os riscos e danos da SAOS não-tratada, apontar a melhora na qualidade de vida e os benefícios da prevenção no surgimento de outras doenças despertam interesse na investigação e tratamento.
As outras questões serão discutidas em publicações posteriores.
Perspectives on communicating with patients.
Special Article 1.
J Dent Sleep Med. 2021;8(1).
*Obstructive Sleep Apnea Syndrome in the Sao Paulo Epidemiologic Sleep Study
Sergio Tufik et al.
Sleep Medicine 11 (2010) 441–446
** Fonte: Pesquisa VIGITEL (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico) realizada em 2019 pelo Ministério da Saúde.
Referência: https://aadsm.org/journal/special_article_1_issue_81.php
By Dr. Walter Silva Júnior
Sleep dentist certified by the American Board of Dental Sleep Medicine (ABDSM).
Ph.D. in Sleep Medicine at the Hospital for Rehabilitation of Craniofacial Anomalies/University of São Paulo – Bauru, São Paulo.
Website: http://www.institutowaltersilva.com.br/
Instagram: @walter_silva_odontologiadosono
Biologix offers an online platform that allows healthcare practitioners to provide their patients with a simplified and low-cost exam for sleep apnea. The Biologix solution is based on portable sensors, apps, and cloud computing.
The diagnosis of obstructive sleep apnea is extremely important. It can be carried out through polysomnography or the Biologix Sleep Test® , a type IV polysomnography. This test can be performed at home, is simple, practical, effective, and does not require spending the night at a sleep lab.
Learn more about the Biologix solution here!
[lcg ebookimage=’https://www.biologix.com.br/wp-content/uploads/2021/02/mockup_questoes-essenciais-odontologia-do-sono.jpg’ ebookurl=’https://www.biologix.com.br/wp-content/uploads/2021/02/ebook_questoes-essenciais-odontologia-do-sono.pdf’]