Dando sequência à série de 3 questões elencadas pela American Academy of Dental Sleep Medicine (AADSM) e publicadas em artigo especial do Journal of Dental Sleep Medicine (JDSM), a segunda questão é referente a como você, profissional da odontologia do sono, costuma abordar com o paciente o valor do tratamento com o aparelho intraoral (AIO).
Como você aborda com o paciente o valor do tratamento com o aparelho intraoral (AIO)?
Um ponto relevante do processo que envolve o manejo da Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS) é como o paciente “enxerga” o valor do tratamento. Nesse caso, a palavra “valor” não se refere a custo, mas sim à importância da terapia.
Enaltecer os benefícios à saúde alcançados com o AIO foi descrito por um dos colegas. Mostrar ao paciente dados de seu exame do sono que acusam alteração e quais as consequências a curto, médio e longo prazo de não se mudar esses parâmetros ajudam o doente a valorizar o tratamento.
Outras atitudes mencionadas se referem a relacionar todas as formas de terapia que podem ser usadas, das cirúrgicas às não invasivas como o CPAP e AIO.
Descortinar a “beleza” de se controlar a doença, os riscos reduzidos do surgimento de outras comorbidades e a melhora geral na qualidade de vida foram também descritos.
Destaquei a importância de se mostrar diferentes modelos de AIO, do que são feitos, como funcionam e quais atitudes contribuem para a melhora do resultado; passar tarefas ao paciente o torna parceiro no processo. Dividir a responsabilidade enfatiza que o sucesso não é só obtido com o dispositivo mecânico que ele usará, mas sim por um conjunto de ações coordenadas onde o doente tem papel fundamental.
Vale ressaltar que se deve destacar os possíveis efeitos colaterais, como evitá-los ou minimizá-los, a importância dos retornos periódicos para essa prevenção e análise da manutenção do benefício, tempo de durabilidade média do AIO, como cuidar, etc.
Por fim, deixar o paciente bem informado e manter um canal de comunicação eficaz para eventuais questionamentos propiciam mais confiança, adesão e, consequentemente, desfechos mais positivos.
Perspectives on communicating with patients.
Special Article 1.
J Dent Sleep Med. 2021;8(1).
By Dr. Walter Silva Júnior
Sleep dentist certified by the American Board of Dental Sleep Medicine (ABDSM).
Ph.D. in Sleep Medicine at the Hospital for Rehabilitation of Craniofacial Anomalies/University of São Paulo – Bauru, São Paulo.
Website: http://www.institutowaltersilva.com.br/
Instagram: @walter_silva_odontologiadosono
Biologix offers an online platform that allows healthcare practitioners to provide their patients with a simplified and low-cost exam for sleep apnea. The Biologix solution is based on portable sensors, apps, and cloud computing.
The diagnosis of obstructive sleep apnea is extremely important. It can be carried out through polysomnography or the Biologix Sleep Test® , a type IV polysomnography. This test can be performed at home, is simple, practical, effective, and does not require spending the night at a sleep lab.
Learn more about the Biologix solution here!
[lcg ebookimage=’https://www.biologix.com.br/wp-content/uploads/2021/02/mockup-500-500-o-valor-da-terapia-003-b.png’ ebookurl=’https://www.biologix.com.br/wp-content/uploads/2021/02/ebook_questoes-essenciais-odontologia-do-sono-o_valor_da_terapia.pdf’]