A Apneia Obstrutiva do Sono (AOS) acomete qualquer etnia, cor, gênero ou classe social. Está presente em todo o mundo e, no Brasil, atinge a vida de quase 50 milhões de pessoas*. Apesar do elevado número de doentes, o diagnóstico ainda é muito baixo: somente cerca de 10%.
O diagnóstico clássico da AOS é feito pelo exame de polissonografia. O teste, quando feito em clínica especializada ou hospital (tipo 1), abrange vários parâmetros de análise e é acompanhado por um técnico durante todo o tempo; se algum sensor se solta, o profissional percebe e recoloca. Assim, o exame não perde o registro. Essa modalidade é a mais completa, porém tem alto custo e poucos locais disponíveis (calcula-se que se todos os suspeitos fossem indicados para uma polissono tipo 1, a espera seria de mais de 90 anos!).
Na polissono tipo 2, o paciente realiza o exame em sua casa sem a presença do técnico.
Existem ainda as poligrafias – chamadas também de polissonografia tipo 3 – que funcionam como monitores cardiorrespiratórios contemplando fluxo aéreo, esforço torácico e/ou abdominal, saturação de oxihemoglobina e frequência cardíaca. Algumas possuem ainda sensor de posição e/ou actígrafo, esse último para tentar se aproximar do real tempo total de sono.
Os oxímetros digitais de alta resolução compõem o grupo denominado polissonografia tipo 4. Esses avaliam a saturação, percentual de tempo abaixo de 90% e frequência cardíaca. Os mais completos gravam também o ronco e são munidos de actígrafo.
Para saber qual tipo de polissono pedir, a America Academy of Sleep Medicine** produziu um guideline, documento de alto valor científico que indica qual o melhor método para cada situação clínica.
Resumidamente, o texto recomenda a polissono tipo 1 para pacientes suspeitos e que tenham alguma comorbidade importante (doença cardiovascular, pulmonar, muscular, dentre outras). A tipo 3 pode ser indicada para indivíduos com alta suspeição e sem comorbidades (se o resultado for negativo, uma polissono tipo 1 está indicada). A oximetria (tipo 4) tem boa utilidade na triagem e follow-up (por exemplo, na titulação dos aparelhos intraorais). Pode ser considerada método de diagnóstico quando o escore for moderado ou acentuado, e devido à simplicidade e baixo custo pode ser feita por várias noites, mostrando de forma mais abrangente o quadro do paciente, não apenas o “retrato” de uma noite.
O exame tipo 1, como dito anteriormente, é ainda caro e pouco disponível. Portanto, há necessidade de abrirmos os olhos para outras metodologias. Se em sua cidade não houver centros de diagnóstico, veja qual a localidade mais próxima; se o paciente não puder se deslocar ou não tiver recursos financeiros, uma oximetria digital de alta resolução pode ser uma opção viável (desde que respeitada a orientação do guideline). Pense ainda em incentivar algum colega médico para iniciar o serviço; mostre dados sobre a prevalência da doença e número de pessoas sem acesso ao diagnóstico destacando também a boa rentabilidade do produto (esse item é importante em todo negócio).
Na próxima postagem serão abordados estudos promissores que avaliam outras maneiras de diagnosticar e monitorar a AOS.
By Dr. Walter Silva Júnior
Sleep dentist certified by the American Board of Dental Sleep Medicine (ABDSM).
Ph.D. in Sleep Medicine at the Hospital for Rehabilitation of Craniofacial Anomalies/University of São Paulo – Bauru, São Paulo.
Site: http://www.institutowaltersilva.com.br/
Instagram: @walter_silva_odontologiadosono
Biologix offers an online platform that allows healthcare practitioners to provide their patients with a simplified and low-cost exam for sleep apnea. The Biologix solution is based on portable sensors, apps, and cloud computing.
The diagnosis of obstructive sleep apnea is extremely important. It can be carried out through polysomnography or the Biologix Sleep Test® , a type IV polysomnography. This test can be performed at home, is simple, practical, effective, and does not require spending the night at a sleep lab.
Learn more about the Biologix solution here!
[lcg ebookimage=’https://www.biologix.com.br/wp-content/uploads/2021/07/book-mockup.png’ ebookurl=’https://www.biologix.com.br/wp-content/uploads/2021/07/ebook-brasil-e-seus-milhoes-de-apneicos-diagnostico.pdf’]