Menu fechado

Aparelho intraoral (AIO): fatores associados à adesão
Conheça os principais fatores relacionados à adesão ao AIO

A Apneia Obstrutiva do Sono (AOS) é altamente prevalente, leva à múltiplas complicações (comorbidades e morte), porém, ainda é pouco investigada e reconhecida pelos profissionais da saúde.

Investigar o sono deve ser rotina nas consultas. Infelizmente, a “medicina da vigília” é ainda preponderante, sendo que muitas doenças têm sua causa nas “noites mal dormidas”.

Por outro lado, as terapias têm se desenvolvido de forma exponencial. Desde o primeiro aparelho de pressão positiva (CPAP), no início dos anos 1980 na Austrália, outras tantas modalidades terapêuticas vêm mostrando seu valor; o AIO é, sem dúvidas, uma das mais promissoras e com extensa comprovação científica.

O artigo de hoje, produzido por pesquisadores holandeses, retrata os principais itens ligados à adesão, condição fundamental ao sucesso terapêutico. Por meio de uma revisão sistemática, 40 artigos foram analisados.

Os autores destacaram que o uso de AIO customizado (convencional ou digital), adequada explanação da doença, reconhecimento precoce e manejo de efeitos colaterais e calibração lenta e progressiva do AIO contribuem sobremaneira para o aceite da terapia.

Outro dado relevante é a percepção do benefício. Melhora na sonolência, no ronco e na disposição estão entre os principais ganhos percebidos.

Para análise dos parâmetros objetivos, o uso da polissonografia tipo 4, exame validado cientificamente, é opção viável e crucial. Ao mostrar a mudança positiva da saturação (IDO e tempo abaixo de 90%) e carga hipóxica, o paciente se motiva ainda mais a aderir ao tratamento.


Por Dr. Walter Silva Júnior
Dentista do Sono certificado pela American Board of Dental Sleep Medicine
Doutor em Sono pelo HRAC USP/Bauru
Site: http://www.institutowaltersilva.com.br/
Instagram: @walter_silva_odontologiadosono

FONTE: Factors associated with treatment adherence to mandibular advancement devices: a scoping review
Liselotte H. van der Hoek et al.
Sleep and Breathing (2023) 27:2527–2544

 

O Exame do Sono Biologix®

O diagnóstico da Apneia Obstrutiva do Sono é simples e necessário.

O Exame do Sono Biologix é uma polissonografia remota com polissonogramas tipo 4, com canais de saturação de O2, frequência cardíaca, actimetria e ronco (usando o microfone do celular).

Desenvolvido para ser feito em casa, por ser simples e fácil de realizar, este exame é utilizado por profissionais da saúde para diagnóstico e acompanhamento de tratamento da apneia do sono. 

Na hora de dormir, basta colocar o sensor no dedo e iniciar o exame no App Biologix. Ao acordar, clicar em concluir exame e, imediatamente, o resultado estará disponível no portal de exames.

Compartilhe este conteúdo:

Veja também

Aoba!!!

Receba o contato do nosso consultor