A apneia do sono e sarcopenia são comuns entre adultos mais velhos, principalmente após os 50 anos, período em que decorre um declínio de várias funções metabólicas e hormonais importantes tanto para o aparecimento da sarcopenia como dos distúrbios do sono. Ambas aumentam com a idade e podem levar a diminuição de atividade física, além de resultar em eventos adversos para a saúde semelhantes como deficiências funcionais, má qualidade de vida e morte.
A sarcopenia é caracterizada pela perda progressiva da massa, força e/ou função muscular. A apneia do sono é caracterizada pela oclusão repetitiva, total ou parcial da via aérea superior durante o sono. Observa-se manutenção do esforço respiratório apesar do colapso da faringe.
Estudos da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG) apontam que, em geral, a sarcopenia atinge 15,4% da população geral de idosos de até 79 anos. Já nos indivíduos com mais de 80 anos, a incidência de desenvolvimento da doença é de 46%.
R.Pacheco (2018), as possíveis explicações fisiopatológicas para a ligação entre sono e sarcopenia permeiam fatores neuroendócrinos e inflamatórios, hábitos nutricionais desfavoráveis e baixa atividade física. Tendo o sono papel no metabolismo das proteínas musculares, é plausível haver causalidade direta nessa relação. Fatores como: reduções na duração e qualidade do sono; insônia, apneia do sono e outros distúrbios do sono; e modificação do ritmo circadiano idade-dependente acarretam consequências como: maior proteólise, redução da integridade neuromuscular, modificação da composição corporal e resistência à insulina, e aumento do processo inflamatório. Todos esses são fatores associados à sarcopenia.
Dentre as estratégias de tratamento estão a adequação proteico calórica, suplementação alimentar, exercício físico, sendo que prática de exercícios de resistência ainda é uma intervenção mais efetiva para aumentar a massa e força muscular em idosos. É importante ressaltar que a qualidade do sono é primordial para a qualidade do treino e para a recuperação muscular.
J.Edge (2010), mostrou que a privação do sono condiciona um efeito negativo na intensidade de execução de alguns exercícios. A privação do sono atrasa a reposição de glicogênio no músculo esquelético e pode ser o responsável pelo declínio na performance no dia seguinte. Ou seja, a redução do glicogénio muscular e a tensão psicológica antes do exercício pode resultar numa diminuição do recrutamento voluntário do músculo e ser responsável pela diminuição da performance denotada após privação do sono.
A privação do sono tem um efeito negativo, seja na recuperação da força muscular ou na velocidade de execução de determinados exercícios. Mostrou também que a privação do sono condiciona um efeito negativo na intensidade de execução de alguns exercícios.
Vgontzas et al. (2004) afirmaram que a restrição do sono tem um efeito negativo nas funções neuroendócrinas e imunológicas. Alguns processos metabólicos e imunológicos ocorrem durante determinadas fases do sono, portanto, existe uma relação entre a recuperação fisiológica durante o sono e a capacidade de o indivíduo treinar com a sua maior dedicação.
Portanto, o screening de apneia deve fazer parte da avaliação em pacientes com sarcopenia, sendo a oximetria noturna de alta resolução uma excelente opção, por ser uma ferramenta prática para esse grupo de pacientes.
Por Dr. Diógenes Freire – Médico
CRM 4231-SE
Instagram:@drdiogenesfreire
Site http://drdiogenesfreire.com/
A Biologix oferece uma plataforma online que permite que profissionais de saúde ofereçam a seus pacientes um exame de apneia do sono simplificado e de baixo custo. A solução é baseada em sensores vestíveis, aplicativos e computação na nuvem.
É de extrema importância o diagnóstico da Apneia Obstrutiva do Sono (AOS) utilizando a polissonografia como método. Uma opção é o Exame do Sono Biologix, uma polissonografia tipo IV, um exame para se fazer em casa, simples, prático e eficaz, sem a necessidade de dormir em um laboratório do sono.
Saiba mais sobre a nossa solução aqui.
[lcg ebookimage=’https://www.biologix.com.br/wp-content/uploads/2020/10/ebook_sarcopenia-e-apneia-do-sono-002.jpg’ ebookurl=’https://www.biologix.com.br/wp-content/uploads/2020/10/ebook_sarcopenia-e-apneia-do-sono.pdf’]