Por Dr. Walter Silva Júnior
O alerta vem de um artigo de revisão conduzido por respeitado grupo de pesquisadores da Austrália e Singapura. Nesse paper, os autores revisaram o “poder” do CPAP na redução dos riscos para DCV nos 3 mais importantes estudos já publicados. O desfecho foi desanimador: o CPAP não mostrou benefícios. Ao revisarem o porquê desse desfecho, a baixa adesão se destaca como a principal.
Vale lembrar que a prevalência da Apneia Obstrutiva do Sono (AOS) em pacientes com DCV varia de 40 a 80%. Portanto, ESSA POPULAÇÃO DEVE SER INVESTIGADA EM RELAÇÃO À AOS!
O artigo sugere o AIO como alternativa; sua taxa de adesão é alta e alcança benefícios similares ao CPAP. Mais estudos precisam ser executados para se tentar definir alguns fenótipos onde o AIO terá melhores resultados. Associar o tratamento à redução do IMC é fundamental; a perda de 10% de peso pode refletir em diminuição de 30% do IAH.
Os autores destacam que o tratamento deve ser realizado por dentista qualificado em Odontologia do Sono; esse profissional, que se prepara em cursos apropriados, tem o conhecimento teórico e habilidade técnica para trabalhar de forma interdisciplinar, elevando as chances de sucesso.
A Odontologia do Sono dispõe ainda da oximetria digital de alta resolução para triagem, diagnóstico (com dados interpretados e laudados por médico especialista) e acompanhamento da calibração do AIO. Mostrar a melhora objetiva ao paciente aumenta sua adesão e confiança na terapia proposta.
Por Dr. Walter Silva Júnior
Dentista do Sono certificado pela American Board of Dental Sleep Medicine
Doutor em Sono pelo HRAC USP/Bauru
Site: http://www.institutowaltersilva.com.br/
Instagram: @walter_silva_odontologiadosono
FONTE: Obstructive sleep apnea therapy for cardiovascular risk reduction—Time for a rethink?
DISSANAYAKE HU, SUTHERLAND P, CISTULI PA et al.
Clin Cardiol. 2021;44:1729–1738.
O EXAME DO SONO BIOLOGIX
O diagnóstico da apneia obstrutiva do sono é simples é necessário.
O Exame do Sono Biologix é uma polissonografia remota com polissonogramas tipo 4, com canais de saturação de O2, frequência cardíaca, actimetria e ronco (usando o microfone do celular). Um exame para ser realizado em casa, simples e fácil de usar. Usado por profissionais da saúde para diagnóstico e acompanhamento de tratamento da apneia do sono. Na hora de dormir, basta colocar o sensor no dedo e iniciar o exame no App Biologix. Ao acordar clicar em concluir exame e imediatamente o resultado estará disponível no portal de exames.