Dando sequência à série de 3 questões elencadas pela American Academy of Dental Sleep Medicine (AADSM) e publicadas em artigo especial do Journal of Dental Sleep Medicine (JDSM), a segunda questão é:
COMO VOCÊ ABORDA COM O PACIENTE O VALOR DO TRATAMENTO COM O APARELHO INTRAORAL (AIO)?
Um ponto relevante do processo que envolve o manejo da Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS) é como o paciente “enxerga” o valor do tratamento. Nesse caso, a palavra “valor” não se refere a custo, mas sim à importância da terapia.
Enaltecer os benefícios à saúde alcançados com o AIO foi descrito por um dos colegas. Mostrar ao paciente dados de seu exame do sono que acusam alteração e quais as consequências a curto, médio e longo prazo de não se mudar esses parâmetros ajudam o doente a valorizar o tratamento.
Outras atitudes mencionadas se referem a relacionar todas as formas de terapia que podem ser usadas, das cirúrgicas às não invasivas como o CPAP e AIO.
Descortinar a “beleza” de se controlar a doença, os riscos reduzidos do surgimento de outras comorbidades e a melhora geral na qualidade de vida foram também descritos.
Destaquei a importância de se mostrar diferentes modelos de AIO, do que são feitos, como funcionam e quais atitudes contribuem para a melhora do resultado; passar tarefas ao paciente o torna parceiro no processo. Dividir a responsabilidade enfatiza que o sucesso não é só obtido com o dispositivo mecânico que ele usará, mas sim por um conjunto de ações coordenadas onde o doente tem papel fundamental.
Vale ressaltar que se deve destacar os possíveis efeitos colaterais, como evitá-los ou minimizá-los, a importância dos retornos periódicos para essa prevenção e análise da manutenção do benefício, tempo de durabilidade média do AIO, como cuidar, etc.
Por fim, deixar o paciente bem informado e manter um canal de comunicação eficaz para eventuais questionamentos propiciam mais confiança, adesão e, consequentemente, desfechos mais positivos.
Perspectives on communicating with patients.
Special Article 1.
J Dent Sleep Med. 2021;8(1).
Por Dr. Walter Silva Júnior
Dentista do Sono certificado pela American Board of Dental Sleep Medicine
Doutor em Sono pelo HRAC USP/Bauru
Site: http://www.institutowaltersilva.com.br/
Instagram: @walter_silva_odontologiadosono
A Biologix oferece uma plataforma online que permite que profissionais de saúde ofereçam a seus pacientes um exame de apneia do sono simplificado e de baixo custo. A solução é baseada em sensores vestíveis, aplicativos e computação na nuvem.
É de extrema importância o diagnóstico da Apneia Obstrutiva do Sono (AOS) utilizando a polissonografia como método. Uma opção é o Exame do Sono Biologix, uma polissonografia tipo IV, um exame para se fazer em casa, simples, prático e eficaz, sem a necessidade de dormir em um laboratório do sono.
Saiba mais sobre a nossa solução aqui.
[lcg ebookimage=’https://www.biologix.com.br/wp-content/uploads/2021/02/mockup-500-500-o-valor-da-terapia-003-b.png’ ebookurl=’https://www.biologix.com.br/wp-content/uploads/2021/02/ebook_questoes-essenciais-odontologia-do-sono-o_valor_da_terapia.pdf’]